A história do ITEIA faz parte da contextualização da própria cronologia da Responsabilidade Social no Brasil e no mundo, onde atuamos na construção do Terceiro Setor e de todo um cenário antes não existente. Desde a pesquisa científica, o fomento de legislações federais, estaduais e municipais, normas nacionais e internacionais, passando por eventos, cursos e geração de massa crítica, o desenvolvimento de softwares, inovação de processos, até certificação das organizações e empresas.
O ITEIA é um dos institutos pioneiros no mundo na realização de ensino, pesquisa e extensão tecnológica sobre o Terceiro Setor e a Responsabilidade Social, agregando consigo décadas de experiências incríveis.
“As atividades tiveram início no ano de 2005, quando fui contratado para atuar na estruturação e organização de uma associação na área da saúde indígena. Com a realização deste trabalho pioneiro, as ações sociais ganharam a conotação de pesquisa científica aplicada em Terceiro Setor e Responsabilidade Social, pois não havia nada ou quase nada realizado e desenvolvido nesse segmento.” Adriann Sahdo, fundador.
Com isso, em 2008 nasce o ITEIA e deu-se início a uma série de realizações para o fomento e implementação do Terceiro Setor como ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos municípios e crescimento dos negócios da região amazônica do Brasil. Durante este período, a ISO 26.000 estava ainda em processo de elaboração, enquanto o ITEIA já estava ensinando na prática como criar e executar as legislações sobre o tema.
Foi no ano de 2009 que o ITEIA realizou e coordenou o 10º Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENTS, no Tropical Resort, em Manaus. O evento contou com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas, brasileiras e estrangeiras, com duração de 2 dias de eventos e rodadas de negócios sustentáveis.
Como resultado deste grande evento, ainda em 2009, o ITEIA atuou em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores de Manaus, na criação da Frente Parlamentar Municipal do Terceiro Setor – FRENTERSE, onde ocupa a cadeira de representante das organizações de Manaus, tendo elaborado a primeira legislação nacional sobre o Balanço Social e Ambiental, na cidade de Manaus.
Por méritos e em decorrência dos grandes feitos de interesse público, no ano de 2010, a ABNT aprovou a entrada do ITEIA na Comissão Especial de Estudos em Responsabilidade Social – CEE RS 111, onde participamos ativamente da construção da Norma Nacional de Responsabilidade Social, a ABNT NBR 16001:2012.
No ano de 2011, o ITEIA tem atuação como especialista, nas ações referentes ao Termo de Ajuste de Conduta Ambiental – TACA emitido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas contra a SUFRAMA, referente às indústrias situadas no Polo Industrial de Manaus – PIM, em se tratando de descarte correto e aterros sanitários.
Em sequência, nos anos de 2011 e 2012, o ITEIA apresentou e coordenou o Programa Pólo de Reciclagem de Manaus em conjunto com a Prefeitura de Manaus e o SENAC, dentro da estrutura do Centro de Incubação de Empresas – CIDE.
Foi formada a primeira turma em Auditoria em Responsabilidade Social da Região Norte, pelo projeto chamado Universidade do Terceiro Setor – UNITS, realizado em parceria com a Fundação Muraki.
Posteriormente, em 2013, o ITEIA é convidado pelo INMETRO para atuar na elaboração dos Requisitos de Avaliação da Conformidade – RAC, para a certificação da norma de Responsabilidade Social da ABNT. O Brasil é pioneiro no mundo ao desenvolver um Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social – PBCRS cujo mecanismo é a certificação.
O Ministério do Meio Ambiente – MMA, em 2014, convidou o ITEIA para atuar como especialista na criação da Cartilha de Responsabilidade Social e participou do grupo de estudos para a elaboração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.
O ITEIA, em 2015, fez parceria com a Receita Federal Brasileira para ação conjunta em duas linhas estratégias de atuação: Educação Fiscal e Documentação do Terceiro Setor.
Para o tema Educação Fiscal, foram realizadas palestras e eventos sobre renúncia fiscal e benefícios tributários, para empresas e pessoas físicas.
Sobre a linha Documentação do Terceiro Setor, foi solicitado à equipe do ITEIA o desenvolvimento de um novo estatuto, visando a melhoria dos processos internos da RFB, dos cartórios e das próprias entidades.
Assim, foi criado um novo modelo de estatuto híbrido, que atende todos os órgãos fiscalizadores, sendo apresentado para a RFB e cartório de notas, ambos aprovados em Manaus e no Rio de Janeiro, sendo utilizado atualmente como modelo em todo país.
Para a construção do estatuto híbrido, é necessária a participação dos profissionais de administração, direito, contabilidade e um especialista conforme área de atuação da entidade. Isso acabou por aumentar o campo de trabalho profissional no Terceiro Setor.
Também em 2015, o ITEIA atuou em conjunto ao Instituto Nacional de Tecnologia – INT para fomentar o uso de recursos públicos para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na criação e implementação de tecnologias voltadas à mobilidade de pessoas com deficiência – PcD.
No âmbito das discussões internacionais, em 2015 e 2016, o ITEIA participou do Comitê Espelho da ISO, no fórum da ABNT, como especialista da categoria Terceiro Setor, na Delegação Brasileira do Grupo de Trabalho, que revisou a ISO 26000:2010.
Com o despertar das pessoas para a sustentabilidade, em 2016, o ITEIA tornou-se o organismo privado, de interesse público, fiscalizador das empresas, contra as falsas propagandas de Responsabilidade Social, o chamado “green wash”.
Em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Manaus, com base nas resoluções do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, foram realizadas palestras preventivas, in company, com o objetivo de ensinar para essas empresas sobre as diferenças entre filantropia, assistência social e Responsabilidade Social bem como alertá-las sobre o perigo e ilegalidade de falsas propagandas ou projetos de sustentabilidade.
O ITEIA, por meio de seu Presidente, Sr. Adriann Sahdo, recebeu no ano de 2016, no Rotary Club, condecorações e o Prêmio Nacional de melhor projeto social, pela criação do Centro de Integração Social do Autista – CISA.
No ano de 2017, o ITEIA se reuniu com o cacique e sua tribo chamada Sateré Mawé, no município de Maués, para levar informações sobre o Terceiro Setor e possíveis projetos a serem realizados em conjunto, com o objetivo de preservar a cultura indígena e suas tradições, bem como captar recursos internacionais. Experiência incrível!
Realizou o evento O PÓLO NAVAL E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL, em ação conjunta com o Sindicato Naval e a SUFRAMA.
Em 2018, o ITEIA atualiza e melhora o PROJETO DE MICROCRÉDITO PRODUTIVO E ORIENTADO, que foi apresentado para o BANCO BASA DA AMAZÔNIA e acabou tornando um programa oficial do banco. O projeto evoluiu para a criação de uma moeda virtual e paralela ao Real, como crédito.
Já em 2019, o ITEIA lança o protótipo do ecossistema de inovação e apresenta para a prefeitura de Manaus, CASINA, onde é usado para chamamento público e implementação.
Atuamos em projetos de PD&I com outras empresas de tecnologia e as indústrias do PIM.
No ano de 2020, o ITEIA inicia ação conjunta com empresários e o consulado de luxemburgo no Amazonas, para a criação de uma clínica de recuperação motora e demais tratamentos para PcD, bem como desenvolver novas tecnologias assertivas.
De acordo com suas atribuições, o ITEIA continuou a informar e articular sobre o tema para as demais categorias, como o Governo, as Organizações e as Indústrias.
Assim, foram realizados e coordenados pelo ITEIA, diversos eventos, cursos, pesquisas, inovações e mentorias em todas as partes do Brasil, das áreas indígenas mais distantes da Amazônia até pequenas cidades ao Sul, na fronteira com o Uruguai, formando e constituindo o arcabouço científico e técnico do ITEIA, do Terceiro Setor e da Responsabilidade Social. Durante esse tempo, apoiamos na constituição e desenvolvimento de centenas de OSC’s no Brasil, de pequenas entidades até grandes organizações como por exemplo: Fundação Amazônia Sustentável, Fundação Rede Amazônica, Fundação Muraki, Fundação Paulo Feitoza, Jamal Humanitária, Instituto Abrantes, PEV Serviços, Honda da Amazônia, Flex Industries, Amazon Sat, Faculdades FAMETRO, ESBAM, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Hotel Ariaú Tower, ABNT, INMETRO, Ministério do Meio Ambiente, ISO, AMA MOTOR, Consulado de Luxemburgo, Consulado da Bélgica, Consulado da Holanda, Tribos Indígenas, Nova Acrópole Manaus, Sinagoga Beit Chabad Manaus, Igreja Católica, Centro Islâmico do Amazônas, Centro Espírita, Templo Budista, Maçonaria, Rotary Club entre tantas outras grandes indústrias, organizações, governos e templos filosóficos e religiosos.
Em 2020 as atividades foram paralisadas, quase por completo, devido ao acontecimento da grande catástrofe mundial, com impactos terríveis na população amazônica, mais precisamente de Manaus.
Após esse período de ocultação, o grande retorno em 2023!
O mundo mudou, e com ele mudaram as tecnologias, os processos e as formas de relacionamentos entre as pessoas e tudo aquilo que as envolve.
Com o ITEIA não foi diferente…nós também mudamos!
Chegou o IIRes – Instituto de Inovação e Responsabilidade Social da Amazônia. Uma organização moderna, leve, digital, com baixa pegada de carbono, adaptada e pronta para a nova era que se apresenta e seus desafios!
O futuro aguardado chegou!
Adm Mestre Sahdo, Adriann
Presidente Fundador